quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Estudo do Bouguereau - Final

Finalmente terminei! 

A correria do trabalho e mais alguns problemas me atrasaram bastante, mas concluí a minha versão, em pintura digital, da obra Le Crepuscule (desculpem qualquer erro na escrita) do grande Bouguereau.

Como eu já havia avisado antes, fiz uma versão pessoal do mar. Preferi fazer algo mais dinâmico, até mesmo para combinar com o esvoaçamento do manto e dos cabelos da musa.

O passo a passo pode ser conferido no meu Orkut:








Este aqui é a obra original, que me serviu de modelo. Vale salientar que a baixa resolução da imagem conseguida na internet dificultou a realização do trabalho, pois ocorre uma distorção das cores quando se aplica um zoom.

Mas como era um estudo com liberdade de criação, não havia a necessidade de se prender demais ao original, nem nas cores nem nas formas.

Como eu disse na comunidade Pintura a óleo sobre tela, estudar os grandes mestres é um aprendizado e tanto. Mesmo que hoje se utilize  materiais e técnicas diferentes, ao reproduzir uma obra dessa se tira grandes lições.

Com certeza aprendi muito e vou me propor a um novo desafio.




4 comentários:

deia disse...

Dragon, seu trabalho ficou muito bom!! Parabéns e continue assim, sempre esforçado e batalhador.
Gostei dos efeitos que vc criou, parece que ela está surgindo de uma névoa. Ficou bem interessante! Mas eu achei que vc fosse manter as fotos anteriores ao fim do trabalho, como estava fazendo na comuna...rs
É que é muito interessante acompanhar o desenvolvimento da pintura digital. Queria ver mnais fotos!!
Um grande beijo e muito sucessso pra vc, querido!!

Alessandra - Fazendo Arte disse...

Ficou ótimo seu trabalho! parabéns Dragon...
Não pude participar do desafio que foi um Bouguereau, mas aprendi muito acompanhando os que fizeram...
Valeu por compartilhar!
Bjss.

Unknown disse...

Parabéns Dragon

Seu trabalho, a meu ver, ficou muito bom. Embora não seja nenhuma "expert" no assunto, sei avaliar o que me agrada e emociona. Um abraço.

Dragon disse...

Deia.
Eu também gostaria de de ter postado até o final do jeito que vinha fazendo, com a imagem do programa e com explicações bem detalhadas dos passos, mas realmente esses dias têm sido muito corridos para mim. Realmente faltou tempo.

Alessandra a Cristina
Agradeço pelas palavras. Não sei se tá rolando outro desafio na comunidade, mas se estiver, lhe aconselho a participar. Realmente aprendemos muito num projeto assim.

Marlene
Grato pelas palavras. Tenho muito o que aprender, mas é uma satisfação para qualquer artista saber que emocionou, pois esse é o objetivo da arte: emocionar, tocar no coração e na alma de quem a vê.

AVISO

As ilustrações postadas aqui estão protegidas pela Lei dos Direitos AutoraisLei Federal n º 9.610/98. A reprodução destas sem autorização caracteriza crime.
Libero seu uso para veículos similares a este (blogs), desde que sejam citados os devidos créditos.